A Fábrica das Artes do CCB e as questões da Educação nos Museus

Num post anterior e a propósito de Madalena Cabral falamos sobre o processo de formação dos serviços educativos em Portugal. Grosso modo, Madalena Cabral, nos primeiros anos da década de sessenta, no museu de Arte Antiga em Lisboa.

fabricadasartes

Em boa hora Catarina Moura elencou a sua contribuição inical, e refletiu sobre a forma como os serviços educativos se desenvolverem em Portugal. foi um percurso de cinquenta anos. Lento e tortuoso. Nele germinaram inúmeros profissionais de museus. Através da Função educativa, muitos museus desenvolveram atividades para os seus publicos.

Vem isto a propósito do Projecto educativo da Fábrica das Artes, instalada no Centro Cultural de Belém. Um dos lugares de referencia da função educativa nos museus. (os outros são a Culturgest, a Fundação Gulbenkian e  Serralves).

O que pudemos retirar desta programação anual. Duas ideias simples.

  • o Projeto Educativo no museu é constituído por uma somatório de atividades (oficinas), mais ou menos integradas  dentro dum tema geral
  • O Projeto Educativo é concretixado por profissionais através de propostas de oficinas, que se integram ou não nesses linha temáticas.

Temas para desenvolver mais à frente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s