Social Neurocience and emancipatory process I

A Neurociência social constitui um campo de conhecimento, que desde os anos 90 do século passado, procura esclarecer a relevância dos fenómenos psíquicos na produção de ação em contexto social. O entendimento do processo de valorização de certos objetos a quem é atribuída uma relevância simbólica numa dada comunidade, e através dela a exclusão de uma imensidão de outros, constitui um campo de trabalho sobre os processos psicossomáticos e somáticos que produzem uma ação social.

A relação entre o mundo das ideias e os fenómenos psíquicos que a neurociência tem trabalhado demonstra que o pensamento é uma expressão da organização complexa da matéria. A partir da experiencia do existir, o psiquismo tem vindo a demonstrar as suas características de organização sistémica da mente que emerge no processo de evolução biológica. A experiencia não se constitui apenas como uma consciência, mas é também um processo transformador que decorre do reconhecimento relacional do ser em contexto. A experiencia do ser em contexto produz uma dimensão implícita observável através do seu centro de produção de processos de memorização e aprendizagens. A recordação e a recuperação das experiencias ocorridas no espaço e no tempo, através da sua injunção conduzem à produção de relações entre padrões e a á analise de possibilidade de adaptação em novas situações.

O processo da transformação resulta desse processo interactivo e subjectivo, entre a experiencia do ser e a adequabilidade ao contexto da ação. Um processo de formação de intersubjectividade que decorre do conhecimento relacional implícito que surge no momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s