O vôo Benjaminiano de Joana D’ ARc Ferraz

Angelus Novus de Paul KleeDe Joana D`Arc Fernandes Ferraz, da Universidade Federal Fluminense (joanadferraz@gmail.com) e Cíntia Christiele Braga Dantas, Universidade Federal de Uberlândia (historiadoracintiabraga@gmail.com) escreveram o excelente artigo de reflexão sobre a memória e o esquecimento na ditadura brasileira.

Com o título O vôo Benjaminiano de Klee: 50 anos do Golpe na perspectiva das memórias, dos esquecimentos e dos silêncios (The Benjaminian flight of Klee: 50 years of the coup, from the perspective of memories, of forgetfulness and silences) , o artigo foi publicado na Revista Maracanan em Dezembro de 2014. Aqui transcrevemos o seu resumo

Resumo:

No momento em que completa cinquenta anos o Golpe militar-empresarial brasileiro, que fez do terror a prática política do Estado e fortaleceu todos os mecanismos refratários à promoção e à defesa dos direitos humanos e fundamentais (com todos os seus limites), a alegoria do “anjo da história”, de Walter Benjamin, nos convida a refletir sobre os usos políticos da memória, do esquecimento e do silêncio, que vem sendo conduzidas pelos governos pós-ditatoriais. Na primeira parte deste artigo, será feita uma análise comparativa entre as opressões do passado ditatorial e as do presente, atualizadas no regime denominado democrático. Na segunda parte, serão avaliados os dispositivos de reparação e os seus limites no Brasil. E, finalmente, as implicações do esquecimento do silêncio. Neste sentido, algumas questões nos levam à reflexão. O que esta memória produzida, atualmente, pelo Estado esquece ou silencia? Como este  processo vem sendo construído? Quais as sequelas presentes e futuras desta política de memória que está sendo reconstruída para a sociedade brasileira?

Palavras-chave: Ditadura militar-empresarial; Direitos humanos; Políticas de memória; Memória social e
esquecimento.”

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s