Topofilia e Poética do Espaço

Neste últimos tempos temos vindo a trabalhar os lugares de enunciação. Os topoi, que em grego antigo significam o ponto de partida. Figurativamente, o tópico duma argumentação.

Do termos topos, derivam, em Português, diversos vocabulos:

Topofilia é descrito como sendo “o elo afetivo” entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico”. A poética do espaço procura trabalhar esta questão. Uma pessoa pode ter uma relação com lugares de maneira topofílica (por adesão) ou topofóbica (por rejeição, ou em casos mais graves como fobia.

A Toponímia, por seu lado trabalha o nome próprio dos lugares . A sua origem e evolução. Tem sido um trabalho que temos desenvolvido nas nossas cartografias .

a Topografia :  É a descrição detalhada dum lugar. Trata-se dum exercício de agrimensura, que pode ser enriquecido com mais detalhes. A fronteira da topografia com a Topologia é difusa, que que esta é a descrição do lugar no sentido da sua compreensão, podendo ser mais ou menos extensa. Na gramática trata da ordem colocação das palavras  dum lugar, da sua categorização.  Na matemática, é o estudo das noções de proximidade (limite, vizinhança, etc.

Em suma do Topoi grego derivam vários vocábulos que se relacionam com a forma de colocação e observação do espaço. uma essência do locus latino. Uma linha de argumentação ou algo mais simples que se prende com o tópico, visto como ponto de partida. O ponto dado pelo senso comum, sobre o qual se trabalham os fenómenos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s